Brinquedos Heurísticos

"Devemos seguir as crianças, não os planos."
MALAGUZZI, Loris
Os brinquedos heurísticos proporcionam à criança a exploração de objetos simples do dia a dia tendo a oportunidade de expandir sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações. O brincar heurístico valoriza a ação da criança, a relação e interação dela com os materiais não deixando de fora a importância da ludicidade. A partir desse brincar mais simples, livre e amplo, a criança se descobre e explora o mundo.
Brinquedos não estruturados são materiais simples que permitem às crianças transformar objetos. Por não serem confeccionados com o intuito de serem brinquedos, os não estruturados são materiais possíveis de serem encontrados no ambiente, e não possuem faixa etária específica ou prazo de validade.
As ofertas de brinquedos heurísticos devem ser ricas e diversificadas. São materiais de longo alcance como: colheres, esponjas, pegadores de massa, pedaços de madeira, pinhas e entre outros. Os elementos da natureza fazem parte desses materiais com a intenção de contribuir para o desenvolvimento da criança num todo.
O papel do adulto é de grande importância na preparação do ambiente, a observação da criança com os materiais e a criança com o espaço. Com o brincar heurístico, os adultos podem auxiliar as crianças quando elas necessitarem, mas o ideal é que os adultos não digam o que as crianças devem fazer e sim devem permitir que as crianças explorem dos diversos materiais.
Experimente deixar a criança explorar essa forma mais natural do brincar. E conte para nós da Villa Bee como foi essa experiência.
Por Bárbara Andrade
Brinquedista da Villa Bee.
Estudante de Licenciatura em Dança na FURB.