Brinquedos Heurísticos


"Devemos seguir as crianças, não os planos."

MALAGUZZI, Loris

Os brinquedos heurísticos proporcionam à criança a exploração de objetos simples do dia a dia tendo a oportunidade de expandir sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações. O brincar heurístico valoriza a ação da criança, a relação e interação dela com os materiais não deixando de fora a importância da ludicidade. A partir desse brincar mais simples, livre e amplo, a criança se descobre e explora o mundo.


Brinquedos não estruturados são materiais simples que permitem às crianças transformar objetos. Por não serem confeccionados com o intuito de serem brinquedos, os não estruturados são materiais possíveis de serem encontrados no ambiente, e não possuem faixa etária específica ou prazo de validade.


As ofertas de brinquedos heurísticos devem ser ricas e diversificadas. São materiais de longo alcance como: colheres, esponjas, pegadores de massa, pedaços de madeira, pinhas e entre outros. Os elementos da natureza fazem parte desses materiais com a intenção de contribuir para o desenvolvimento da criança num todo.


O papel do adulto é de grande importância na preparação do ambiente, a observação da criança com os materiais e a criança com o espaço. Com o brincar heurístico, os adultos podem auxiliar as crianças quando elas necessitarem, mas o ideal é que os adultos não digam o que as crianças devem fazer e sim devem permitir que as crianças explorem dos diversos materiais.


Experimente deixar a criança explorar essa forma mais natural do brincar. E conte para nós da Villa Bee como foi essa experiência.

Por Bárbara Andrade

Brinquedista da Villa Bee.

Estudante de Licenciatura em Dança na FURB.

Destaque da Semana
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags